Resumo

Esta pesquisa visa analisar como o Quadro de Antagônicos (QdA) se consolida nos processos criadores na Pequena Companhia de Teatro (PCT), com sede em São Luís, Maranhão, desenvolvido e aplicado na preparação de seus atores e na composição de personagens. Adotaremos, como unidade de análise para este estudo de caso os espetáculos: Entrelaços (2009); Pai&Filho (2010); e Velhos caem do céu como canivetes (2013). Como metodologias complementares, procederemos com: uma revisão do método adotado pela companhia para treinamento de atores/atrizes e composição de suas personagens; detalhamento dos caminhos do corpo de atores/atrizes na construção de representações, considerando a aplicabilidade físico-energética do QdA, através de treinamentos em sala; sugestão de sistematização do processo criador de atores/atrizes na composição de suas personagens, a partir do treinamento preconizado pela PCT. As observações e estudos na construção da dramaturgia de atores/atrizes se fixarão, inicialmente, na Antropologia Teatral de Barba (1995), na teoria do corpomídia em Greiner e Katz (2005) e na percepção energética em Moretti (2022). Os instrumentos de coleta de dados, são: as entrevistas focalizadas e semiestruturadas com os atores e diretor envolvidos nos três espetáculos (unidades de análise desta pesquisa); e anotações de experiências pessoais deste pesquisador em sala de ensaio. As fontes de dados, são: a observação participante natural deste pesquisador; os cadernos de encenação do diretor dos três espetáculos; blogue da PCT; apostila da oficina ‘O QdA como instrumento de treinamento para o ator’; vídeos dos três espetáculos na íntegra; registros em vídeo das três montagens/treinamentos; fotos dos três espetáculos; e pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados coletados utilizaremos o procedimento Análise Textual Discursiva (ATD). O resultado final será a escrita da dissertação, a sistematização do processo criador QdA em plataforma virtual e uma demonstração técnica.

Palavras-chave: Dramaturgia de ator/atriz; dramaturgia do corpo; processos criadores; teoria corpomídia; percepção.